RELATOS DE VIAGENS América do Sul




Deixamos aqui nossos relatos de viagens como colaboração à outros viajantes e para expressar o nosso “valeu” àqueles que relataram suas experiências na rede de internet, ajudando os aventureiros a planejar e viajar pela América do sul com mais informação e segurança.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Dicas para quem vai a San Pedro de Atacama (Chile) de carro:

- Leve pesos chilenos ou dólar. Não há câmbio para reais ou pesos argentinos em SP de Atacama.

- Ao passar pela Argentina, a diferença de preços pagando em dinheiro (efectivo) ou cartão (tarjeta) pode ser muito grande.Negocie.

- A má fama dos policiais argentinos não se aplica ao norte do país, ainda assim não é recomendável deixar todo o dinheiros na carteira.

- Pra quem vai ao Atacama, principalmente com crianças, é imprescindível levar uma farmacinha básica que deve incluir: hidratantes nasais, hidratantes para o corpo (o Atacama é o deserto mais seco do mundo), protetores solares com altos fatores, efervescentes para o estômago, analgésicos para dor de cabeça, colírios, hidratantes labiais poderosos, chapéus (R$10,00 nos artesanatos de SP de Atacama), papel higiênico. A minha lista incluiu ainda um tubo de álcool a 75° Usamos várias vezes no percurso :-\ Se for com crianças converse com um pediatra e incremente bem a lista. A nossa incluiu antibiótico, corticóide e  antialérgicos. 

- Beba água mesmo quando não estiver com sede. Quando menos esperamos nos sentimos desidratados e isso pode ocorrer durante o sono.

- Ao passar por Salta ou San Salvador de Jujuy é melhor se abastecer de folhas de coca para a subida ao altiplano. Quem não se adaptar ao amargor das folhas, ao chegar em SP de Atacama, pode trocar as folhas pelas balas de coca também vendidas nas banquinhas de artesanato. 

- Se pretende ir aos gêiseres leve agasalhos poderosos. As temperatura são muito baixas e negativas. A dica é sair as 4h da manhã porque a ação dos gêisers se dá nas primeiras horas do dia.

- Se for acampar faça reservas antecipadas no Takha Takha, o único camping bom no centrinho da aldeia,  SP de Atacama: info@takhatakha.cl - www.takhatakha.cl - Caracoles 101-A . Também funciona como hotel e hostal mas as reservas tem que ser feitas com antecedência. 

- Ainda pra quem for acampar recomendo levar macarrão instantâneo do Brasil. É caro em SP de Atacama e dificilmente se encontra.

- Quem estiver a procura de um hostal barato com banheiros limpos, procure o Mamatierra na Calle Pachamama, 615 - hostalmamatierra@sanpedrodeatacama.com -  a poucas quadras do centrinho da aldeia.

- A praça central da aldeia oferece internet wi-fi grátis, embora lenta. 

-Verifique as ferramentas que o seu carro utiliza (chave estrela, fenda, alien, boca, philips, etc) e  leve-as para apertar os parafusos das peças que eventualmente afrouxarem no rípio. A oficina mais próxima pode estar a centenas de kilômetros.

- Vale a pena investir em uma testeira para o capô do carro. O acúmulo de insetos, sedimentos e cascalho da estrada pode danificar a pintura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário