RELATOS DE VIAGENS América do Sul

Deixamos aqui nossos relatos de viagens como colaboração à outros viajantes e para expressar o nosso “valeu” àqueles que relataram suas experiências na rede de internet, ajudando os aventureiros a planejar e viajar pela América do sul com mais informação e segurança.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Adios Chile, Peru te quiero

10/01/2012 - 16° Dia
Iquique
Semelhante ao que aconteceu conosco no rípio da Patagônia Chilena dois anos antes, durante o retorno a Iquique no dia anterior, alguns pedriscos se desprenderam de um caminhão atingindo nosso para-brisas  em quatro pontos diferentes. Uma das rachaduras estava aumentando muito rápido e consideramos fora de questão arriscar a evolução da trinca na estrada. Depois de se informar sobre os procedimentos junto ao seguro, Pinho saiu em missão de trocar.  Calor. A função do vidro terminou tarde. Pinho e Manoela saíram em busca de uma peça que um festival de teatro  estava anunciando e acabaram assistindo um show de dança e música folclórica de Shangyounyang (sic) patrocinado por uma mineradora local.

Começamos a ficar “alheios” nesta cidade.  A cidade tem uma orla bonita no centro, onde está  a Playa  Cavancha, principal da cidade (mais abrigada do vento e com mais serviços). No entanto a orla é apenas uma das facetas desta cidade portuária, encardida e remendada. Tirando a orla da praia, a próxima quadra e todas as outras vivem do e para a economia que gira em torno do Porto de Iquique, uma economia que maltrata bastante as pessoas: pobres, aventureiros, prostitutas, imigrantes, sonhadores, ambulantes...

Placas alertam sobre a possibilidade de tsunamis
Adicionar legenda

11/01/2012 - 17° Dia
Iquique

Praia. Areia muito quente, banho geladíssimo no Pacífico e dezenas de carabineiros a cavalo e autoridades marítimas com revólveres na cintura. Lembrando que não se pode beber nesta  praia chilena. O clima de fantasma se prolongou por mais um dia, desta vez do Pinochet. A noite, enquanto passeávamos pela feirinha da orla,  um ônibus dos carabineiros, estilo Mad Max, com grades e correntes, decorava a paisagem.

12/01/2012 - 18° Dia

Pinho e eu,  nos abastecemos de pets de água mineral e enchemos nossas garrafas  de alumínio portáteis de cerveja peruana. Praia.

Sexta-feira 13 - 19° Dia
Iquique

Na segunda-feira dia 09, a Visa nos informou que o cartão emergencial chegaria na sexta-feira 13, entre 8 e 17h. O jeito foi esperar  e diminuir o percurso que traçamos inicialmente para a viagem. Estamos repensando o roteiro, Putre e o Parque Nacional Lauca foram excluídos do percurso por enquanto.

Chegamos a conclusão que a perda do cartão em S Pedro de Atacama alguns dias antes poderia ter tido um desfecho melhor se quem encontrou a carteira tivesse devolvido ao menos os documentos. O camping estava quase vazio e minutos depois de o Pinho perceber que havia deixado cair a carteira no banheiro e voltar correndo para procurar ela já não estava mais. Nenhum funcionário ou colega de camping viu e ela sequer apareceu nos dois dias seguintes. Malharam a carteira.

Como não sabíamos o horário preciso da chegada do cartão e pra não dirigir  a noite decidimos seguir viagem no sábado dia 14. Nos organizamos para esperar o cartão enquanto fazíamos  algumas administrativas: um novo turno de lavanderia, compras, check list das bagagens. Pinho saiu em busca de película para o para-brisa novo, caros e só faixas. Impossível viajar sem película pelo conforto, pela segurança e privacidade, o jeito seria improvisar e emendar mais de uma faixa.

Por volta do meio dia a DHL entregou o cartão emergencial enviando pela Visa Internacional. LIBERDADE!!! Fomos a Zona Franca “inventar  uma película” e dar uma olhada geral. Nada de mais, decoração indiana, roupas coreanas, bugigangas e eletrônicos chineses, muito chocolate garoto (?), pouca variedade de cosméticos, perfumes  e bebidas. Pinho improvisou a película emendando duas faixas grandes. Ganhamos um friso na paisagem, mas pior seria sem ela.

14/01/2012 –  20° Dia
 Iquique/Arica - 300 km - Arica (Chile)/Tacna (Peru) - 57 Km

Acordamos felizes. Carregamos o carro e corremos para a estrada.  A estrada para Arica é desértica e bonita. Mais geoglifos no caminho. Redemoinhos de vento nas dunas. Quebradas. E...  um geoglifo postiço  escrito coca-cola. Toma-se muita coca-cola no deserto do Atacama e Tarapacá e por todos os lugares do Chile onde passamos. No meio do deserto, em meio as paisagens mais inóspitas e solitárias, sempre há um nativo carregando uma pet de coca-cola gigante. Devastador. Os chilenos adoram coca-cola e as rádios locais anunciam serviços que te trazem qualquer coisa dos EUA.

Vista de Iquique do alto da cordilheira litorânea

Redemoinho com raio de sol

Já em Arica estacionamos o carro numa loja de conveniências de um posto da Petrobras. Quando saíamos da loja uma Hyundai  Santa Fé manobrava ao lado do nosso carro que estava parado no estacionamento vazio e mesmo assim conseguiu acertar a porta direita traseira da Kangoo diante de nossos olhos incrédulos e inocentes L. O motorista e mais um camarada, ambos bêbados ofereceram CH$ 23000. O Pinho ainda conseguiu arrancar CH$ 50000 do motorista que fugiu quando ameaçamos chamar os carabineiros. Comissaria de polícia de Arica.  BO pra poder acionar o seguro.

Excluímos Arica também do percurso e seguimos o mais rápido possível em direção ao Peru e a cidade sagrada de Machu Picchu.

Por último a policia de migración chilena trocou nosso formulário de passageiros com o de outro grupo o que atrasou nossa saída do Chile. A entrada  no Peru também ficou prejudicada pela falta do documento que só tínhamos agora uma via enquanto deveríamos ter recebido duas. Felizmente os policiais peruanos foram flexíveis e não nos mandaram de volta para o Chile resolver o problema que eles nos criaram. Os policiais peruanos  nos indicaram onde podíamos conseguir uma fotocópia do mesmo formulário chileno (sem custo algum) pra que eles finalmente tivessem as duas vias de que precisavam e nós pudéssemos seguir viagem. Peru, te amamos.

A chegada em Tacna foi uma grata surpresa. Uma cidade cosmopolita, com várias opções de restaurantes, hotéis e preços. Fuso horário três horas a menos que no Brasil. Ficamos no hotel Dorado no centro, com uma recepção imponente, garagem, quartos amplos, piso de madeira e SOL$ 288,00.  Apesar de um pouco acima da média de preços que estávamos pagando pelos hotéis não quisemos procurar muito pois tínhamos pressa em nos instalar bem e esquecer os contratempos chilenos. Daqui há pouco seguiremos para Arequipa e depois Cuzco.  Peru, te queremos!

Notas de Rodapé
 Hotel Dorado/Tacna/Perú:  Calle Arias y Araguez145,  centro.  reservas@doradohoteltacna.com